UM TEMPO DE SUPERAÇÕES
A pedagogia de Paulo Freire é uma pedagogia coletiva que ajuda a construir a autonomia com responsabilidade. E a nossa responsabilidade coletiva nos fez repensar o fortalecimento dos vínculos neste ano desafiador. Houve a necessidade de se efetivar uma prática de troca de saberes mediada pelo uso das tecnologias. Trabalhamos juntos neste propósito de estudo com o espírito de que é preciso, em todos os momentos, ter curiosidade, experimentar, analisar e buscar soluções.
As tecnologias educacionais e a prática pedagógica se fundiram no universo escolar do Colégio Paulo Freire. Foi muito importante nos vermos todos os dias, por meio de plataformas e ferramentas on-line, compartilhando nossas incertezas e fragilidades.
Paulo Freire, o grande inspirador das nossas melhores decisões pedagógicas, diz que
“…o diálogo é uma espécie de postura necessária, na medida em que os seres humanos se transformam cada vez mais em seres criticamente comunicativos. O diálogo é o momento em que os humanos se encontram para refletir sobre sua realidade tal como a fazem e re-fazem” (p.123).Paulo Freire e Ira Shor, Medo e ousadia: o cotidiano do professor, 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
Encontramo-nos, portanto, dentro de um contexto de desafios que, ao mesmo tempo, nos surpreendeu e reafirmou os princípios do diálogo, da coletividade e da esperança.