
A Cooperativa Educacional de Jundiaí é uma cooperativa educacional sem fins lucrativos responsável pela manutenção do Colégio Paulo Freire.
Muitas vezes a palavra Mantenedora é utilizada para se referir a Cooperativa devido à função da mesma.
Para matricular um dependente no Colégio Paulo Freire é necessário, tornar-se cooperado na Cooperativa Educacional de Jundiaí.
Como tornar-se cooperado na Cooperativa Educacional de Jundiaí?
– desejar utilizar os serviços da Cooperativa;
– aderir aos propósitos sociais da sociedade;
– conhecer e respeitar o Estatuto da Cooperativa
– adquirir 1 cota que, atualmente, vale um real.
Uma vez cooperado, o responsável tem o direito de usufruir dos serviços prestados pela cooperativa, ou seja, matricular um dependente no Colégio Paulo Freire.
Alguns itens importantes:
– todas as despesas de funcionamento do Colégio Paulo Freire são divididas entre os cooperados em forma de rateio;
– a gestão da Cooperativa Educacional de Jundiaí é democrática e a Assembleia, órgão supremo da Cooperativa, tem poderes para tomar qualquer decisão de interesse da sociedade;
– cada cooperado tem direito a 1 voto na Assembleia independente do número de cotas que possui;
– todo cooperado pode se candidatar para o Conselhos de Administração e Fiscal da cooperativa
O Estatuto Social de uma cooperativa é o documento supremo da instituição. Nele estão definidos os objetivos sociais da sociedade, os critérios de admissão, permanência e eliminação dos cooperados, bem como as regras de funcionamento.
O Estatuto só pode ser modificado pela Assembleia Geral que deve fazê-lo sempre com o intuito de preservar e fortalecer as intenções iniciais da instituição.
A forma de gestão do sociedade é também definida no Estatuto. Lá estão definidos os Conselhos que administram e fiscalizam a Cooperativa.
O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO (CA)
O CA é composto por nove cooperados, eleitos em Assembleia Geral para um mandato de três anos. A cada ano, um terço do CA pode ser renovado através de novas eleições. Compete ao CA, dentro dos limites da lei e do Estatuto Social administrar a cooperativa e garantir que ela cumpra seus objetivos sociais, assim é função do CA interagir e interferir quando necessário no funcionamento do Colégio Paulo Freire de forma a garantir seu bom funcionamento.
Os membros do CA elegem anualmente entre si os componentes da Diretoria Executiva: presidente, diretor-financeiro, diretor secretário, conselheiros vogal e conselheiros suplentes
O Estatuto da Cooperativa define a função de cada membro da Diretoria Executiva bem como determina que o Conselho de Administração deve se reunir ordinariamente uma vez por mês. As reuniões do Conselho de Administração são registradas em atas que são disponibilizadas aos cooperados mediante solicitação circunstanciada.
O CONSELHO FISCAL (CF)
O CF é um orgão independente do CA, composto por três cooperados eleitos anualmente pela Assembleia Geral. A função do CF está definida no Estatuto Social. Em suma, cabe ao CF fiscalizar as ações e funcionamento do CA bem como receber as reclamações do cooperados e encaminhar aos orgãos responsáveis pela solução do problema. O CF em a responsabilidade de emitir um parecer circunstanciado da prestação de conta anual da cooperativa elaborado pelo CA.
A existência de um Conselho Fiscal é obrigatória para uma sociedade cooperativa. A Lei das Cooperativa criou e investiu o CF com os poderes necessários para garantir a validade dos princípios cooperativistas, sobretudo a gestão democrática, transparente e igualdade entre associados.
CONSELHO PEDAGÓGICO (CPA)
O Conselho Pedagógico é um órgão consultivo e deliberativo da Escola em assuntos, como o nome diz, pedagógicos. É composto por : representantes de professores, pais, equipe gestora e o presidente do Conselho Administrativo.
Conselho Administrativo
Conselho de Administração (Gestão 2015/2018)
Marlon Beisiegel
Presidente
Rosa Cristina Gonçalves Solsi
Diretor Secretário
Heloisa Silva Oliveira
Diretor Financeiro
Clóvis Martins Ferraz
Vogal
Marcel Ercolin Carvalho
Vogal
Marizilda Siqueira Lansa
Suplente
Iara da Costa Santos Biancarelli
Suplente
Mariana Mecchi (assumiu em 09/2020)
Suplente
Daiana Cristina de Andrade (assumiu em 09/2020)
Suplente
Conselho Fiscal
Anderson Chaves dos Santos
Presidente
Simone de Fávari Mendes
Secretária
Glaucimara de Freitas e Silva
Suplente
Sergio Augusto Bianchini
Vogal
Fabrício Borges Pereira da Fonseca
Suplente
Renata Campanholo
Suplente
Daniele Fernanda Coelho Rocha
Suplente