cabecalhoinfantil
fund1222

Em nossa escola as crianças são protagonistas de sua história e se apresentam compartilhando suas vivências, experiências, subjetividades e curiosidades. Encontram nos educadores observadores atentos, parceiros que buscam acompanhá-las e instigá-las em seus processos de apropriação de conhecimentos. A partir desse olhar, construímos vivências e aprendizagens que acontecem em meio às trocas coletivas.

Possibilitamos às crianças experimentarem o meio ambiente em situações lúdicas, em contato com diferentes materiais como: terra, areia, brinquedos, tintas e outros tantos que acabam por proporcionar encontros com o conhecimento, promovendo a autonomia das crianças e garantindo o desenvolvimento de competências específicas.

WhatsApp Image 2021-12-28 at 10.09.55

A rotina diária diversificada, trabalha com o equilíbrio das diferentes linguagens e enfoca as múltiplas áreas do conhecimento. Dentre as atividades da nossa rotina, fazem parte:

Brincar: através da brincadeira os alunos são levados a imaginar, explorar, investigar e experimentar a linguagem corporal, a linguagem oral e escrita, o conhecimento matemático e as linguagens plásticas, voltados ao conhecimento de si, do outro e do ambiente.

Cantinhos: os cantinhos mudam diariamente e envolvem brincadeiras de faz de conta, jogos e construções com diferentes objetos etc. Permitem autonomia de escolha no que se refere a com quem, do que e em que momento brincar.

Roda: é através dela que organizarmos o dia, marcamos o calendário e garantimos uma estrutura ou regularidade ao nosso aluno na Escola. Estruturando o que acontecerá no dia, as crianças contam e mostram eventuais novidades. Nesse momento, é possível perceber o interesse e a postura investigativa dos grupos, seja pelas letras, pela marcação do calendário ou pelas histórias.

Parque: os momentos de parque abarcam o lúdico, a possibilidade de socializar e, também, o desenvolvimento motor, com atividades como: pular corda, brincar de trilha, pular amarelinha, dentre outras.

Biblioteca: além do empréstimo de livros e socialização de leituras, temos também a oportunidade de ir à biblioteca com a tarefa de conhecer um pouco mais sobre os assuntos tratados nos Projetos. Ao chegarmos lá, é feita uma roda na qual os alunos contam sobre o livro que levaram para casa, a parte que mais gostaram, se recomendam ou não para os amigos. Escutam as sugestões do dia e escolhem minuciosamente o livro que levarão para casa.

Roda de história: a contação de histórias nas rodas acontecem todos os dias. Elas estão na base da formação das crianças como leitoras, mesmo antes de dominarem os códigos formais de leitura e escrita. Os educadores fazem a função de proporcionar esta leitura fruição e mediar o que as crianças são capazes de entender sozinhas e os códigos que ainda desconhecem. Com isso, introduzimos a cultura letrada no seu repertório, estimulamos a imaginação, renovamos vocabulários, trabalhamos sentimentos e exercitamos a oralidade.

Atividade plástica: pode ser uma pintura, uma experiência com as cores e tintas, uma atividade com massinha, de recorte e colagem, um desenho livre ou com tema proposto, utilizando diferentes tipos, tamanhos e texturas de papéis, com ou sem interferência. Assim, nossas crianças vão conhecendo diversos tipos de materiais riscantes (canetinha, giz de cera, giz de lousa, lápis de cor, pincel, brochinha, tinta guache, cola com anilina etc), além de suportes variados (papel, cartolina, chão, terra, plástico, pedra, etc).

A Linguagem, a Matemática, a Identidade e Autonomia e a Natureza e Sociedade são os eixos de trabalho na Educação Infantil. Entendemos que a cooperação e o conhecimento das diversas áreas são fundamentais na construção de habilidades e competências e na transformação social e cultural.

O contexto escolar é especialmente favorável à construção da cidadania, e os adultos assumem como parte de sua responsabilidade profissional a educação para a vida na esfera pública, que inclui disposição para o diálogo, para a relação positiva com as diferenças, para a tolerância e para o respeito mútuo.

Corpo Docente

INFANTIL I – manhã
Patrícia de Paula Jarra Souza

Graduada em pedagogia pela Faculdade Pitágoras Jundiaí, possui 7 anos de experiência na área da educação, com educação infantil e fundamental, crianças de educação especial e recreação.

INFANTIL II – manhã
Jacquelini Ferreira Silva

Graduada em pedagogia pelo Centro Universitário Padre Anchieta, com licenciatura plena(2017), possui cursos de extensão na área da cultura da infância e segue estudando a temática.

Atua na educação infantil do Colégio Paulo Freire desde 2017 e  na educação pública de Vinhedo desde o início de 2021.

INFANTIL I – tarde
Vanessa Sebriam Portronieri

Professora da Educação Infantil, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Arte-Educação.

Cursou Teorias e Práticas do Ensino Fundamental na Unicamp.

Participou do curso de Férias “Música na Educação Infantil” na Escola da Vila e do IX Congresso ICLOC Práticas na Sala de Aula – Universidade Presbiteriana Mackenzie, representando o Colégio Paulo Freire com a apresentação do projeto de classe “Coleções”. Trabalha no colégio há mais de 10 anos.

INFANTIL I – tarde
Bruna Aparecida Almeida dos Santos

Graduada em Pedagogia pela PUC – Campinas (2017). Atua na área da educação desde 2014, quando começou a fazer estágios, ainda na faculdade. Como professora, atuou na rede de ensino das cidades de Jundiaí e Louveira. Ingressou no Colégio Paulo Freire em 2021 como Professora Auxiliar e atualmente atua como Professora Regente na Educação Infantil.

INFANTIL II – tarde
Marina de Jesus Lima

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Padre Anchieta e pós-graduada em Neuroaprendizagem e práticas pedagógicas pela faculdade Anhanguera. Possui 7 anos de experiência em docência, tendo vivência com a Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Educação Especial. Atua no Colégio Paulo Freire como Professora Regente do Infantil 2 desde Maio de 2021.

INFANTIL II – tarde
Aline Cristina Muniz Raimundo

Graduada em pedagogia pela Faccamp, atua na educação desde 2013. É brincante de coração e tem a natureza como inspiração para as propostas pedagógicas. Apaixonada pela cultura popular, acredita na educação integral. Especialista em brincar livre,  possui cursos de Ambientes escolares, rotina/planejamento, primeiros socorros, práticas wallonianas e higiene e saúde na escola.

PROFESSOR AUXILIAR
Letícia Antunes Santos

Graduada e licenciada em pedagogia pela UniAncheita (2015), atua com educação infantil desde o início de sua formação. Atualmente cursando a segunda licenciatura, em História na Faculdade Faveni.  

Fale Conosco