Nosso Ensino Fundamental II tem como princípio formar indivíduos com autonomia, liberdade, formação crítica, reflexivos, que saibam dialogar e que tenham respeito dentro da sociedade.

Além das matérias regulares (Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências e Inglês), temos na grade Espanhol, Filosofia e Ensino Religioso.

Filosofia nesse segmento objetiva a formação do indivíduo crítico, conectando o cotidiano com as discussões filosóficas feitas durantes as aulas, levando assim o aluno a desenvolver seu pensamento crítico sobre si e a sociedade como um todo.

O Ensino Religioso entra para trabalhar a diversidade religiosa e cultural do Brasil e do mundo. Trabalhamos a tolerância e o respeito, não só com religiões, mas com aspectos de diferentes culturas em si.

A cultura é um foco importante no Colégio Paulo Freire, portanto, a diversidade cultural, a arte, música, teatro são valorizados, pois são áreas que colaboram com a formação pedagógica e humana da criança/adolescente.

 

A Proposta Pedagógica do Colégio aborda o desenvolvimento das mais diversas competências e habilidades, bem como uma visão mais ampla dos saberes e inteligências, considerando sua multiplicidade e a importância de cada uma. Daí, portanto, a justificativa da criação dessas oficinas que visam à aplicação real do conhecimento, além do desenvolvimento da participação, envolvimento e autonomia dos nossos jovens.

Oficinas:

Teatro

Música

Robótica

Rugby

 

 

Corpo Docente

HISTÓRIA
Rogério Ferreira de Lima

Possui 19 anos de experiência Docente.

É licenciado em História pela Universidade de Guarulhos, Sociologia pela Universidade de Santos, em Filosofia pela Universidade de Santos , Geografia…., especialista em Educação Musical, especialista em Educação a Distância, especialista em Educação Especial, extensões Universitária voltada à educação , Artigo publicado voltado para a área da educação.

Ministrou aulas na Rede Publica e Privada do Estado de São Paulo, Participou da elaboração do currículo de História do Ensino Médio do Município de São Paulo, Autor do Livro  Lecionar não é Tarefa Fácil.

FILOSOFIA/ HISTÓRIA
Leandro Luiz da Silva

Formado em licenciatura plena em Geografia, Pedagogia e Pós graduado em Psicopedagogia. Professor concursado da Secretaria da Educação desde 2008 e Professor concursado no Centro Paula Souza ministrando aulas na Etec Tiquatira (desde 2011), Etec Cajamar e Etec Bento Quirino (de 2017 a 2020). Professor de Filosofia do 6° ao 9° e de História do 6° ano.

ENSINO RELIGIOSO
Ana Luiza Canalli Santos

Professora Licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) em 2015 Mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2018 Curso de Conservação de Patrimônio Material e Imaterial pela Caixa Cultural de Recife em 2013. Coordenadora do Instituto Som da Pele. Professora de Música do Infantil é Fundamental 1 no Colégio Paulo Freire (3 meses do ano de 2020).Inglês, Libras e Yoruba intermediários

GEOGRAFIA
Regina Helena Pizauro Pickart

Professora Licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Pós-Graduada no Ensino de Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pedagoga formada pela – Faculdade de Ciências e Letras “Plínio Augusto do Amaral”. Ministrei aulas de Geografia no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede estadual, atuei como Vice-diretora na E.E. Ana Pinto Duarte Paes e na E.E. Maria de Lourdes França Silveira e como Assistente de Direção no Colégio Paulo Freire.

Atualmente, trabalho no Colégio Paulo Freire como professora de geografia no Ensino Fundamental II. Com o objetivo de atualizar e ampliar a didática no ensino geográfico, realizei vários cursos, oficinas e assessorias, tais como: • Curso de Extensão “Docência no Ensino Superior: o papel da Universidade no contexto atual”; Disciplina de “O Conceito de Natureza e o seu desenvolvimento na Ciência Geográfica” – UNICAMP – Programa de Pós-Graduação do Departamento de Geografia; Metodologias nas disciplinas de Geografia e História” – UNICAMP; Disciplina de “Campesinato: Modo de Vida e Espacialização” – USP – Departamento de Geografia – Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana; Assessoria “Paisagem e Representação: o uso da imagem em sala de aula”; O Ensino de Geografia no limiar do Século XXI” e “Contribuição do Ensino de Geografia para o Turismo”, no Instituto de Geociências da UNICAMP; Seminário de Geografia – “Primeiros Mapas: como entender e construir”. Ministrador por Maria Elena Simielli; Curso “As Transformações Recentes no Campo Brasileiro” promovido pelo Laboratório de Ensino e Material Didático, do Departamento de Geografia da USP; Curso “Multimeios: os recursos didáticos para dinamizar o ensino de geografia”, promovido pelo Laboratório de Ensino e Material didático do Departamento de Geografia Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (USP); Oficina: “Meio Ambiente – recurso pedagógico interdisciplinar”, ministrada pela Dra. Mônica Osório Simons, patrocinada pelo Laboratório de Ensino e Material didático do Departamento de Geografia – USP; entre outros.

MATEMÁTICA
Wilson Cezar Paixão

Professora Licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Experiência como docente de 8 anos, com formação em Ferramentaria, Administração de empresas com ênfase em Analise de Sistema, Pedagogia e licenciatura em Matemática, inglês básico, ministrando aula em alguns colégios do estado de São Paulo na região de Jundiaí.

PORTUGUÊS
Talita Fernanda Sereia

Professora Licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de Atua há 8 anos no Ensino Fundamental 11 do Colégio Paulo Freire  . Licenciada em Letras ( Português /Inglês) e pós-graduanda na área de Teorias e Práticas de Ensino em Leitura e Produção  de textos. Ao longo do período atuando como professora, participou de cursos, palestras, workshops e  oficinas nas áreas de gramática contextualizada,  literatura, transtornos de aprendizagem e inclusão. Publicou poemas na coletânea Palavra é Arte( 2015)  e Livro da Tribo ( 2013)

LÍNGUA INGLESA
Raphael Augusto Fontes Corrêa

Possui 9 anos de experiência docente. É licenciado em letras (Português/Inglês) pelo Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí e graduado em Psicologia. Estudou a língua Inglesa desde os 12 anos e aos 19 finalizou a formação avançada que o qualificou como um falante bilíngue. Realizou também um curso de extensão na Irlanda (Dublin) para aprimoramento de pronúncia e escrita acadêmica.

LÍNGUA ESPANHOLA
Maria de Lourdes Prado Galán Leandro

Formada, em 1982, na Habilitação Específica de 2º grau para o Magistério – Habilitação Plena; em 1992 Licenciatura Plena Letras Português e Inglês (Universidade São Marcos – São Paulo) ; em 2001 Ciclo Superior del Primer Nível en el Idioma Español (Escuela Oficial de Idiomas – Conselho de Educação e Ordenação Universitária da Junta de Galícia / España); em 2002 Ciclo Superior del Primer Nível en el Idioma Portugués (Escuela Oficial de Idiomas – Conselho de Educação e Ordenação Universitária da Junta de Galícia / España) ;  em 2006 Licenciatura em Pedagogia (Universidade Estadual de Minas Gerais).

Sou professora desde 1982 caminhando pelos idiomas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e atualmente na Língua Espanhola. Vivi muitos anos na Espanha. Trabalhei em uma ONG dando aulas, de Espanhol, para estrangeiros(chineses, africanos) e de Português, para pequenos grupos (aeromoças, farmacêuticos e advogados) que iriam trabalhar em países luso falantes. Fui autora , no início da aprendizagem do idioma, de material didático de Español para Fundamental II  e Ensino Médio de muitas escolas em Jundiaí, Cabreúva e Itu Tenho Nacionalidade Originária, dupla cidadania brasileira e espanhola (nacionalidade por filiação). São quase 40 anos exercendo minha profissão com muita dedicação, amor e respeito.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Conrado Fernandes Ribeiro

Praticante de Capoeira há 23 anos, é Professor de Capoeira (Corda Roxa) pelo Grupo Capoeira Brasil. Especialista em dança e cultura popular (Samba de Roda, Capoeira, Maculelê, Puxada de rede, Forró Tradicional). Com uma vida dedicada à Capoeira, participou e participa de diversos Encontros, Festivais e intercâmbios de Capoeira e Cultura Popular em diversos estados do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia).

Ministra cursos e oficinas de Capoeira em diversos setores da sociedade como: Capacitação aos professores da Rede Estadual de Ensino, Capacitação dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Jundiaí, Oficineiro  no Festival Beira do Mar 2018 (Cabo Frio – RJ), Oficineiro no Festival Nacional Arte Brasil ( Barretos- SP), dentre outros. Também é Co-autor do Currículo da Educação Básica do Município de Campo Limpo Paulista, na área de Capoeira e Educação Física. Atualmente é Professor de Capoeira no Projeto Cultura para Todos – Centro Comunitário da Vila Hortolândia, e Professor da rede Municipal de Ensino de Campo Limpo Paulista e, desde 2013, Professor de Capoeira do Colégio Paulo Freire, com aulas na Educação Infantil, turma do integral e Fundamental

ARTE
Luciana Fontes

Arte-educadora, contadora de histórias e atriz. Formação em Educação Artística pela Universidade Federal de Uberlândia e Pedagogia Waldorf. Possui experiência com Ensino Infantil, Fundamental I/II, Médio. Ministro aulas de Educação Artística desde 2005. No Teatro experimentou diversas linguagens, como teatro do absurdo, de rua e clown. Incentiva a criação de espaços onde os alunos possam se expressar individual e coletivamente, instigando assim, uma atuação ativa dentro do ambiente escolar

CIÊNCIAS E METODOLOGIA CIENTÍFICA
Thiago Viana Danelutti

Licenciado em Ciências da Natureza pela Unesp de Botucatu, onde teve a oportunidade de trabalhar com educação no campo e desenvolveu projetos educacionais envolvendo Permacultura e Agroecologia. Ministrou cursos diversos sobre jardinagem, permacultra, botânica, estudos pré-vestibulares, saúde e bem estar em projetos particulares e em parceria com a prefeitura de Jundiaí.

OFICINA DE TEATRO
Rebeca Konopkinas

Formada em Pedagogia e Iluminação, iniciou sua trajetória na Cia do Nó de Teatro onde atuou como atriz, professora e descobriu a magia da iluminação; criou também um curso para crianças não alfabetizadas a partir de vivências baseadas nos Contos de Fada.

Desde 2013 ministra aulas de teatro para crianças e adolescentes. Foi uma das fundadoras do C9 Iluminação e da EPI no ano de 2017 e nesse mesmo ano, junto a mais 3 artistas, fundou o Coletivo Vila Verde que desenvolveu vivências e trocas artísticas até nov/2020. Cria luz para vários espetáculos teatrais, além de shows musicais, dentre eles “Bichos Vermelhos” da Pia Fraus. Com o Núcleo artístico Estratosféricos desenvolve pesquisas com video mapping desde 2016, como os espetáculos visuais UNIVERSOS e SUBMERSOS, dentro da Catedral Nossa Senhora do Desterro em Jundiaí e o curta metragem “Evolução Perecíceis”. Começou a pintar em 2018 buscando desenvolver novas pesquisas visuais dentro de sua trajetória. Tem a maior parte do trabalho na área teatral, buscando relacionar a visão pedagógica nas suas pesquisas visuais. Atualmente segue criando com o grupo Mixircarambola, desenvolvendo pesquisas artísticas com o Estratosféricos e ministrando aulas no ensino básico no Colégio Paulo Freire de Jundiaí.

OFICINA DE ROBÓTICA
Ariovaldo Antônio Zaniratto

Possui 50 anos de experiência docente. É licenciado em matemática pela PUC de Campinas e especialista em Educação Matemática. Ministrou e coordenou a disciplina de matemática na Etevav de Jundiaí (Centro Paulo Souza). Ministrou comunicações e palestras em Congressos internacionais, na Universidade de Sevilha (Espanha), na Universidade do Minho (Braga-Portugal), na Universidade de Coimbra (Portugal) e na Unicamp. É co-autor do material didático Big Mat (IBEP) e participou das obras Retratos da Sala de Aula e Educar e Aprender (Editora in House)

OFICINA RUGBY
Matheus Augusto de Oliveira

Graduado em Educação Física pela UNIP, recreador e animador de festas infantis há 6 anos.

OFICINA AUDIOVISUAL
Fabrício Borges

Especialista em Arte-Educação pela ECA-USP e Bacharel em Comunicação Social: Imagem e Som na Universidade Federal de São Carlos. Nos últimos 15 anos atuou como professor, orientador, roteirista, diretor e editor na produção de mais de 150 curtas e médias metragens desenvolvidos em projetos de organizações como o Instituto Querô, Oficinas Tela Brasil (Instituto Buriti) e CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

A frente da Tewapa: Cinema Educação, tem atribuído e pesquisado metodologias de aprendizagem audiovisual voltadas à expressão artística coletiva, ampliação do repertório e linguagem.

OFICINA MÚSICA
Jonatas Braz

Formado em Comunicação Social, foi agente cultural por 7 anos na Secretaria Municipal de cultura de Cajamar atuando com atividades dirigidas, com brincadeiras musicais, além de monitoria e projetos voltados para crianças e adultos. Joe é músico, toca violão desde os 15 anos, toca também instrumentos de percussão, é cantor, compositor e brincante de cultura popular. Em sua trajetória musical passou por grupos de cultura popular, rock, ritmos brasileiros, grupos de canto coral, coral cénico e teatro. Após nascimento da sua filha em 2018 vem se especializando em músicas e brincadeiras para crianças por meio do projeto Cantinho do Joe.