cabecalhomedio

Mantendo nossa opção de uma formação integral e humanista de nossos alunos, o Ensino Médio se organiza visando atender às necessidades dessa fase da vida do jovem, que se depara com novos desafios, como o vestibular e a escolha de uma carreira profissional, bem como a reflexão acerca de seu papel na sociedade de modo a interagir com ela a ponto de transformá-la. Se preparar para o mundo. Essa é a ideia que orienta esse ciclo no Colégio Paulo Freire, levando em consideração o dinamismo e a multiplicidade de pensamentos característicos de nossos tempos.

Para essa última etapa da Educação Básica, contamos com um corpo docente altamente qualificado, experiente e de sólida formação acadêmica, capaz de proporcionar ao educando um espaço propício para a construção do conhecimento de maneira ativa, pois acreditamos que o jovem precisa protagonizar a sua história, para que, desse modo, os conteúdos estudados em sala de aula deixem de ser meros conceitos e se tornem parte integrante de suas vidas.

ensinomedio

Além das disciplinas tradicionais que compõem a grade curricular, contamos ainda com encontros regulares de tutoria em que os alunos têm a possibilidade de refletir junto à coordenação sobre seu itinerário acadêmico e de vida. Há ainda dois projetos curriculares: o Projeto de Pesquisa e o Projeto Oficinas, em que os alunos, de acordo com suas preferências e habilidades, desenvolvem projetos sob a orientação dos professores, colocando em prática os conhecimentos construídos em sala de aula ao mesmo tempo em que aprendem a organizar o pensamento de forma acadêmica.

Assim, trabalhado na construção do conhecimento de maneira ativa, o desempenho satisfatório no vestibular será uma das consequências de todo esse percurso

medio2

Corpo Docente

GEOGRAFIA
Eliana Villaça Micheletto

Professora de Geografia formada pela Faculdade de Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (bacharelado e licenciatura); formada em Educação pela Universidade de Educação da Universidade de São Paulo; Mestrado no Programa de Pós-Educação, Supervisão e Currículo na Universidade Pontifícia Católica de São Paulo com a dissertação “A construção do conhecimento Geográfico: uma experiência na escola pública de 1º Grau.”
Artigos publicados em:  Livro “Educar e Aprender uma experiência coletiva” organização de José Renato Polli – (2008) Editora in House; na revista   da AGB – seção Bauru – Ciência Geográfica – ano III, nº 8 – setembro/ dezembro de 1997 – com o tema “A Geografia e o seu ensino “.
ATP (Assistente Técnica Pedagógica) de Geografia (1997-1998), na Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino de Jundiaí; professora universitária nos cursos de Geografia e História da Unifaccamp (Campo Limpo Paulista); coordenadora de Geografia no Colégio Divino Salvador; coordenadora Pedagógica nas escolas Nathanael Silva, Joceny Villela Curado, e Colégio Paulo Freire.
Cursos de extensão universitária: vários cursos realizados no Laboratório de Material Didático do Departamento de Geografia – USP (período: 1992 – 2001); Teia do Saber – Universidade Pontifícia Católica de Campinas (período 2003 -2004)

HISTÓRIA
Rogério Ferreira de Lima

Possui 19 anos de experiência Docente. É licenciado em História pela Universidade de Guarulhos, Sociologia pela Universidade de Santos, em Filosofia pela Universidade de Santos , Geografia…., especialista em Educação Musical, especialista em Educação a Distância, especialista em Educação Especial, extensões Universitária voltada à educação , Artigo publicado voltado para a área da educação.

Ministrou aulas na Rede Publica e Privada do Estado de São Paulo, Participou da elaboração do currículo de História do Ensino Médio do Município de São Paulo, Autor do Livro  Lecionar não é Tarefa Fácil.

LÍNGUA PORTUGUESA
Maurílio Mendes da Silva

Graduou-se em Letras pela Faculdade de Ciências e Letras da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho no ano de 2009. No ano de 2012 obtém pelo programa de pós graduação da mesma instituição o título de mestre em Literatura e Vida Social.

Desde então, tem atuado como professor de língua e literatura no ensino regular do estado de São Paulo, com destaque na atividade de coordenação e orientação de trabalhos voltados à reflexão e a práticas metodológicas de estudo e pesquisa.

FILOSOFIA
Alexandre Ferracini.

Sou bacharel e licenciado no curso de Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Sou professor de educação básica, Fundamental II e Ensino Médio, desde 1999 e também de Curso pré-Vestibular. Fui autor de material didático de filosofia para Fundamental II do Sistema Vicentino de Educação e um dos autores do livro Conhecimento. Ética e Educação, publicado pela editora In House. Tenho trabalho de pesquisa concluído e financiado pela Fapesp na área de Fundamentos e Crítica das Artes (Toulouse-Lautrec: “O Divã” e “Duas Mulheres em Camisola”). Sou também, e que considero o mais importante de meu percurso, pai de Maria Luíza.

LÍNGUA INGLESA
Raphael Augusto Fontes Corrêa

Possui 9 anos de experiência docente. É licenciado em letras (Português/Inglês) pelo Centro Universitário Padre Anchieta de Jundiaí e graduado em Psicologia. Estudou a língua Inglesa desde os 12 anos e aos 19 finalizou a formação avançada que o qualificou como um falante bilíngue. Realizou também um curso de extensão na Irlanda (Dublin) para aprimoramento de pronúncia e escrita acadêmica.

SOCIOLOGIA
Ana Luiza Canalli Santos

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) em 2015
Mestra em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 2018.

Curso de Conservação de Patrimônio Material e Imaterial pela Caixa Cultural de Recife em 2013. Coordenadora do Instituto Som da Pele. Professora de Música do Infantil é Fundamental 1 no Colégio Paulo Freire (3 meses do ano de 2020). Inglês, Libras e Yoruba intermediários

ITINERÁRIO SOCIOLOGIA
Leandro Luiz da Silva

Formado em licenciatura plena em Geografia, Pedagogia e Pós graduado em Psicopedagogia.

Professor concursado da Secretaria da Educação desde 2008 e Professor concursado no Centro Paula Souza ministrando aulas na Etec Tiquatira (desde 2011), Etec Cajamar e Etec Bento Quirino (de 2017 a 2020). Professor de Filosofia do 6° ao 9° e de História do 6° ano.

QUÍMICA
Marcia Martinelli

Professora formada em Bacharel e Licenciatura em Química Industrial na FFCLSBC , atuando em sala de aula desde 1996 e também em cursinho pré-vestibular. Pós-graduada em diferentes temas ligados à educação da ciência Química dentre eles psicopedagogia, ensino da química interdisciplinar, atualidades e horizontes.

Desde 2013, desenvolvendo junto aos alunos projetos com o tema Sustentabilidade e finalizando os estudos com a construção do objeto de estudo, como cisterna, aquecedor de água para antiga cantina e poste luz solar.

FÍSICA
Edmundo Graballos Jr.

Professor licenciado em Física pela UNICAMP (1995) e mestrado em Ensino de Física pela USP (2000). Mais de 20 anos dedicados à docência de Física nos diversos níveis (Fundamental, Médio, Pré-Vestibular e Superior).

Violeiro (U.L.M. 2004) divulgador da Cultura Caipira, atuando na Orquestra Paulistana de Viola Caipira (São Paulo), na Orquestra de Violeiros Terra da Uva (Jundiaí), e na banda do músico Pena Branca (e Xavantinho).

Permacultor desde 2015, atuante nas áreas da Educação e da Tecnologia, participando de projetos sociais e escolares, combinando técnicas antigas e tecnologias atuais para propor um olhar diferenciado na percepção dos problemas, no design de soluções, e na execução cocriativa.

Tutor entusiasta em Arduíno e Scratch (2017), robótica com plataforma de hardware e software livres e que estimulam as percepções lógicas e criativas, assim como a autonomia e a socialização de soluções.

BIOLOGIA
Thiago Viana Danelutti

Licenciado em Ciências da Natureza pela Unesp de Botucatu, onde teve a oportunidade de trabalhar com educação no campo e desenvolveu projetos educacionais envolvendo Permacultura e Agroecologia. Ministrou cursos diversos sobre jardinagem, permacultra, botânica, estudos pré-vestibulares, saúde e bem estar em projetos particulares e em parceria com a prefeitura de Jundiaí.

LÍNGUA ESPANHOLA
Maria de Lourdes Prado Galán Leandro

Formada, em 1982, na Habilitação Específica de 2º grau para o Magistério – Habilitação Plena; em 1992 Licenciatura Plena Letras Português e Inglês (Universidade São Marcos – São Paulo) ; em 2001 Ciclo Superior del Primer Nível en el Idioma Español (Escuela Oficial de Idiomas – Conselho de Educação e Ordenação Universitária da Junta de Galícia / España); em 2002 Ciclo Superior del Primer Nível en el Idioma Portugués (Escuela Oficial de Idiomas – Conselho de Educação e Ordenação Universitária da Junta de Galícia / España) ;  em 2006 Licenciatura em Pedagogia (Universidade Estadual de Minas Gerais).
Sou professora desde 1982 caminhando pelos idiomas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa e atualmente na Língua Espanhola.

Vivi muitos anos na Espanha. Trabalhei em uma ONG dando aulas, de Espanhol, para estrangeiros(chineses, africanos) e de Português, para pequenos grupos (aeromoças, farmacêuticos e advogados) que iriam trabalhar em países luso falantes.

Fui autora , no início da aprendizagem do idioma, de material didático de Español para Fundamental II  e Ensino Médio de muitas escolas em Jundiaí, Cabreúva e Itu

Tenho Nacionalidade Originária, dupla cidadania brasileira e espanhola (nacionalidade por filiação).

São quase 40 anos exercendo minha profissão com muita dedicação, amor e respeito.

EDUCAÇÃO FÍSICA
Conrado Fernandes Ribeiro

Praticante de Capoeira há 23 anos, é Professor de Capoeira (Corda Roxa) pelo Grupo Capoeira Brasil. Especialista em dança e cultura popular (Samba de Roda, Capoeira, Maculelê, Puxada de rede, Forró Tradicional). Com uma vida dedicada à Capoeira, participou e participa de diversos Encontros, Festivais e intercâmbios de Capoeira e Cultura Popular em diversos estados do Brasil (São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Bahia). Ministra cursos e oficinas de Capoeira em diversos setores da sociedade como: Capacitação aos professores da Rede Estadual de Ensino, Capacitação dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Jundiaí, Oficineiro  no Festival Beira do Mar 2018 (Cabo Frio – RJ), Oficineiro no Festival Nacional Arte Brasil ( Barretos- SP), dentre outros. Também é Co-autor do Currículo da Educação Básica do Município de Campo Limpo Paulista, na área de Capoeira e Educação Física.
Atualmente é Professor de Capoeira no Projeto Cultura para Todos – Centro Comunitário da Vila Hortolândia, e Professor da rede Municipal de Ensino de Campo Limpo Paulista e, desde 2013, Professor de Capoeira do Colégio Paulo Freire, com aulas na Educação Infantil, turma do integral e Fundamental I

ARTE
Luciana Fontes

Arte-educadora, contadora de histórias e atriz. Formação em Educação Artística pela Universidade Federal de Uberlândia e Pedagogia Waldorf. Possui experiência com Ensino Infantil, Fundamental I/II, Médio. Ministro aulas de Educação Artística desde 2005. No Teatro experimentou diversas linguagens, como teatro do absurdo, de rua e clown.
Incentiva a criação de espaços onde os alunos possam se expressar individual e coletivamente, instigando assim, uma atuação ativa dentro do ambiente escolar.

OFICINA DE TEATRO
Rebeca Konopkinas

Formada em Pedagogia e Iluminação, iniciou sua trajetória na Cia do Nó de Teatro onde atuou como atriz, professora e descobriu a magia da iluminação; criou também um curso para crianças não alfabetizadas a partir de vivências baseadas nos Contos de Fada.
Desde 2013 ministra aulas de teatro para crianças e adolescentes. Foi uma das fundadoras do C9 Iluminação e da EPI no ano de 2017 e nesse mesmo ano, junto a mais 3 artistas, fundou o Coletivo Vila Verde que desenvolveu vivências e trocas artísticas até nov/2020. Cria luz para vários espetáculos teatrais, além de shows musicais, dentre eles “Bichos Vermelhos” da Pia Fraus. Com o Núcleo artístico Estratosféricos desenvolve pesquisas com video mapping desde 2016, como os espetáculos visuais UNIVERSOS e SUBMERSOS, dentro da Catedral Nossa Senhora do Desterro em Jundiaí e o curta metragem “Evolução Perecíceis”.
Começou a pintar em 2018 buscando desenvolver novas pesquisas visuais dentro de sua trajetória. Tem a maior parte do trabalho na área teatral, buscando relacionar a visão pedagógica nas suas pesquisas visuais. Atualmente segue criando com o grupo Mixircarambola, desenvolvendo pesquisas artísticas com o Estratosféricos e ministrando aulas no ensino básico no Colégio Paulo Freire de Jundiaí.

PROFESSOR AUXILIAR
Georgia C. Buci Fontana

Formada em Pedagogia e especializada em Neuroaprendizagem.
Atuo na área da educação desde 2015. Boa parte desse período foi dedicado ao trabalho como Professora de Educação Especial. Fiz diversos cursos voltados para o ensino de pessoas com deficiência, entre eles vale destacar:

Aperfeiçoamento de técnicas ABA – terapia que consiste no ensino intensivo das habilidades necessárias para o indivíduo diagnosticado com TEA;

Neuroaprendizagem e Técnicas inclusivas – Curso voltado a adaptação de conteúdos e materiais para pessoas com deficiência;

Curso de Comunicação Alternativa – PODD e PECS;
Pós graduação em Neuroaprendizagem e Práticas Pedagógicas.
Fiz outros cursos voltados a educação infantil como: “Brincar e a Natureza” e “O Corpo e o Movimento na Educação Infantil”.

OFICINA MÚSICA
Jonatas Braz

Formado em Comunicação Social, foi agente cultural por 7 anos na Secretaria Municipal de cultura de Cajamar atuando com atividades dirigidas, com brincadeiras musicais, além de monitoria e projetos voltados para crianças e adultos. Joe é músico, toca violão desde os 15 anos, toca também instrumentos de percussão, é cantor, compositor e brincante de cultura popular.

Em sua trajetória musical passou por grupos de cultura popular, rock, ritmos brasileiros, grupos de canto coral, coral cénico e teatro. Após nascimento da sua filha em 2018 vem se especializando em músicas e brincadeiras para crianças por meio do projeto Cantinho do Joe.

MATEMÁTICA E OFICINA DE ROBÓTICA
Ariovaldo Antônio Zaniratto

Possui 50 anos de experiência docente. É licenciado em matemática pela PUC de Campinas e especialista em Educação Matemática. Ministrou e coordenou a disciplina de matemática na Etevav de Jundiaí (Centro Paulo Souza).

Ministrou comunicações e palestras em Congressos internacionais, na Universidade de Sevilha (Espanha), na Universidade do Minho (Braga-Portugal), na Universidade de Coimbra (Portugal) e na Unicamp. É co-autor do material didático Big Mat (IBEP) e participou das obras Retratos da Sala de Aula e Educar e Aprender (Editora in House)

PROFESSOR AUXILIAR
Rafaela de Carvalho Palmeira

Graduada em Pedagogia pela faculdade Unip e atualmente cursando Pós graduação em Alfabetização e letramento e a psicopedagoga institucional pelo Intuito Nacional Saber. Possui 7 anos de experiência em docência, tendo vivência com a Educação infantil, Ensino Fundamental 1 e 2 e Educação Especial. Atua no colégio Paulo Freire como Professora auxiliar desde outubro de 2021.

PROFESSOR AUXILIAR
Natália Angeluci de Aquino

Graduada em Geografia pela PUCCAMP, Pedagogia e Pós graduação em Psicopedagogia. Atualmente ministro aulas de Geografia na Rede Privada de ensino e na Rede Estadual sou vice-diretora desde 2016.

Fale Conosco