RETORNO ÀS AULAS EM 02 DE AGOSTO – 2º SEMESTRE DE 2021

Com muita  satisfação compartilhamos que o Colégio Paulo Freire retorna às aulas no 2º Semestre de 2021 em formato 100% presencial!

De acordo com os Decretos estaduais nºs 65.849 de 06/07/2021 e 65.856 de 07/07/2021, o retorno no segundo semestre ocorrerá no formato presencial de acordo com a disponibilidade de atendimento de cada escola obedecendo a 3 premissas:

  1. Assegurar o cumprimento dos protocolos de higiene e saúde (prevenção à disseminação do vírus );
  2. Obedecer ao limite de presença de acordo com a capacidade física da escola, garantindo que seja possível o distanciamento físico de 1 metro  entre as pessoa;
  3. Os estudantes *devem* frequentar a escola. A menos que a família comunique por escrito que não vai presencialmente e se comprometa com a frequência digital.

Segundo a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, “as escolas devem atender presencialmente tantos estudantes quanto o possível, dentro dos limites estabelecidos pelos protocolos de saúde”. Nesse sentido, em virtude de termos os espaços das salas de aula que permitem o distanciamento de 1m, informamos que o  retorno, em 2 de agosto, será de 100%.

Conforme a legislação vigente, serão mantidas as aulas remotas para aquelas  famílias que não puderem seguir a recomendação do Estado quanto ao retorno presencial de suas crianças e jovens. Esses casos deverão ser sinalizados pelas famílias através de apresentação,  na Secretaria da Escola, de  declaração  de próprio punho comunicando que seus filhos e filhas permanecerão em isolamento social, em casa, assumindo o compromisso de realizar  as aulas e tarefas digitais.

Os protocolos de segurança e saúde permanecem os mesmos já adotados no primeiro semestre, os quais retomamos abaixo:

PROTOCOLOS DE SANITIZAÇÃO

  1. A professora (o) chegará alguns minutos antes de receber as crianças, para que possa higienizar sua sala passando álcool com papel na sua própria mesa de trabalho, nas maçanetas e puxadores de portas de armários.
  2. Depois receberá a criança na entrada da sala com a família, fará a medição da temperatura e com a criança sentada em sua mesa de estudo, espirrará álcool na mesa da criança que a limpará com seu papel, ou seja, a criança higieniza sua própria mesa.
  3. O mesmo procedimento será seguido no caso de uso de outros espaços da escola.
  4. Colocaremos o nome da criança na mesa, colado com contact ou durex para que possa ser higienizado junto com a mesa.
  5. Papéis, cartazes não serão colados na parede, também como um protocolo de higiene, portanto, materiais de apoio para as crianças serão confeccionados para cada uma e plastificado para manuseio individual.
  6. Cada criança utilizará seu próprio material individualmente, que estará em sua mochila.
  7. Daremos preferência aos espaços abertos da escola para conversas com as crianças, mantendo o distanciamento necessário.
  8. O momento do lanche poderá acontecer dentro da sala de aula ou no espaço destinado ao lanche, seguindo o mesmo protocolo de higienização descrito anteriormente e respeitando o distanciamento entre as crianças. Solicitamos as famílias que enviem o lanche de forma que a criança possa manipulá-lo com autonomia.
  9. Todos e todas, professores e alunos deverão trocar suas máscaras de hora em hora, devendo ter consigo 5 máscaras para um período (manhã ou tarde). As usadas devem ser colocadas em um saquinho plástico da mochila, higienizando as mãos com álcool em gel antes de pegar a máscara limpa. Uma dica interessante é que sejam saquinhos de cores diferentes para que não haja confusão entre máscaras limpas e usadas.
  10. As cozinhas e a sala dos professores estão inoperantes. Apenas quem almoçará na escola poderá colocar seus pertences na geladeira, higienizando cada recipiente antes e depois do uso.
  11. Cada criança e adulto deverá trazer diariamente sua própria garrafinha para reposição de água no bebedouro que será utilizado apenas para esse fim. Não será permitido beber água diretamente no bebedouro.
  12. Não será permitido compartilhar alimentos, copos, toalhas, talheres e outros objetos de uso pessoal.
  13. Cada grupo (professor regente e estudantes) funcionará como uma “bolha”, sendo que uma bolha evitará ter contato com outras ao longo do período. Caso uma pessoa da bolha apresente sintomas, haverá um afastamento e caso teste positivo para COVID, toda a bolha entra em quarentena de 14 dias.

Os principais sintomas em Adultos e suas prevalências são: Febre igual ou maior 37,5°C; Tosse; Dificuldade respiratória; Dor no corpo e/ou articulações; Cansaço ou moleza; Perda ou diminuição do paladar e do olfato; Dor de cabeça; Diarreia e/ou dor abdominal; Náusea e/ou vômitos; Dor de garganta e/ou dor ao engolir.

De 0 a 9 anos, os principais sintomas são: febre; tosse; dificuldade para respirar; dor de cabeça; diarreia.

PRECAUÇÕES NO TRANSPORTE (resolução SEDUC 11, de 26/01/2021)

  1. Os estudantes e servidores devem usar máscaras no transporte escolar e público e em todo o percurso de casa até a escola;
  2. Deve-se adequar a lotação dos veículos do transporte escolar, intercalando um assento ocupado e um livre, sempre que possível;
  3. Os estudantes devem ser orientados para evitar tocar nos bancos, portas, janelas e demais partes dos veículos do transporte escolar;
  4. Nos veículos do transporte escolar devem ser disponibilizados álcool em gel 70% para que os estudantes possam higienizar as mãos;
  5. Deve-se realizar limpeza periódica dos veículos do transporte escolar entre uma viagem e outra, especialmente das superfícies comumente tocadas pelas pessoas;
  6. Deve-se manter janelas de transporte escolar semiabertas, favorecendo a circulação de ar.

Venha fazer parte de nossa comunidade escolar ainda em 2021, consulte nossas vagas remanescentes (Whatsapp Secretaria: 11.97526-4610). Agende sua visita!